Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Soja.
Data corrente:  03/02/2010
Data da última atualização:  18/04/2011
Autoria:  SILVA, D. M. da.
Afiliação:  DIEGO MARQUES DA SILVA, UEL.
Título:  Pesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública: estudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL.
Ano de publicação:  2009
Fonte/Imprenta:  2009.
Páginas:  83 p.
Idioma:  Português
Notas:  Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Conteúdo:  Muitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Adaptação; Pesquisa em colaboração; Universidade pública.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Soja (CNPSO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPSO30242 - 1ADDTS - PP17/200917/2009
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  11/04/2018
Data da última atualização:  11/04/2018
Tipo da produção científica:  Resumo em Anais de Congresso
Autoria:  OLIVEIRA A. F. F. de; POLTRONIERI, M. C.
Afiliação:  CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU.
Título:  Caracterização de acessos de espécies de Capisicum chinense e C. Frulescens coletados no Pará.
Ano de publicação:  1997
Fonte/Imprenta:  Horticultura Brasileira, Brasília, v. 15, 1997. Suplemento.
Idioma:  Português
Notas:  Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 15, 1997. Suplemento. Edição dos Resumos do 37º Congresso Brasileiro de Olericultura, Manaus, 1997. Resumo 201.
Thesagro:  Melhoramento; Pimenta.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/175352/1/Caracterizacao-de-acessos.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPATU54997 - 1UPCRA - PP635.05H1
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional